
Foto Internet
A Seleção Brasileira garantiu sua classificação para a Copa do Mundo de 2026 na noite desta terça-feira (10), ao vencer o Paraguai por 1 a 0 na Neo Química Arena. O gol decisivo foi marcado por Vinícius Júnior no final do primeiro tempo, em um dia especial para o técnico Carlo Ancelotti, que celebrou seu aniversário.
Com a vitória, o Brasil alcançou 25 pontos e subiu para a terceira colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas. O Paraguai, por sua vez, ficou com 24 pontos e caiu para a quinta posição. A equipe brasileira entrou em campo ciente de que uma vitória em Itaquera seria suficiente para carimbar o passaporte para o Mundial, especialmente após a vitória do Uruguai sobre a Venezuela por 2 a 0.
Tática e Destaques da Partida
Carlo Ancelotti escalou uma equipe mais ofensiva, com as entradas de Raphinha, Matheus Cunha e Martinelli nos lugares de Gerson, Richarlison e Estêvão, respectivamente. A mobilidade prometida pelo técnico italiano foi evidente, com o Brasil buscando furar a retranca paraguaia, que, sob o comando de Gustavo Alfaro, apostava nos contra-ataques.
O jogo se concentrou em grande parte nos 30 metros finais do campo, com o Brasil no ataque e o Paraguai se defendendo. Martinelli se destacou atuando pela esquerda, vencendo a maioria dos duelos contra Cáceres.
A partir da metade do primeiro tempo, o Paraguai se arriscou mais no ataque, criando algumas ameaças ao gol de Alisson. No entanto, foi o Brasil que abriu o placar aos 44 minutos. Matheus Cunha aproveitou uma bola espirrada e cruzou para a área, onde Vinícius Júnior surgiu rapidamente para empurrar a bola para o gol, fazendo a torcida explodir. Na comemoração, um abraço caloroso entre Vini Jr. e Ancelotti.
O técnico italiano, homenageado com um mosaico pelo seu aniversário de 66 anos, manteve seu estilo discreto, mas firme, orientando o zagueiro Marquinhos e esboçando reclamação pela cera do goleiro paraguaio Gatito Fernández.
No segundo tempo, a dinâmica do jogo mudou, com o Paraguai dominando a posse de bola e pressionando. Ancelotti precisou ajustar a defesa, colocando o zagueiro Beraldo na lateral esquerda no lugar de Alexsandro. Alisson foi exigido, realizando pelo menos duas boas defesas. As melhores chances do Brasil no segundo tempo foram com Bruno Guimarães, que forçou Gatito a fazer uma excelente defesa no final da partida.
Próximos Desafios
Na próxima Data Fifa, em setembro, o Brasil encerrará sua participação nas Eliminatórias recebendo o Chile em casa e enfrentando a Bolívia fora. Vinícius Júnior será desfalque no próximo jogo, suspenso pelo acúmulo de cartões. Já o Paraguai jogará em casa contra o Equador e finalizará a competição fora, contra o Peru.