
Foto Internet
Com uma atuação de pura garra e emoção, o Botafogo garantiu sua classificação para as oitavas de final da Conmebol Libertadores ao vencer a Universidad de Chile por 1 a 0, na noite desta terça-feira (27), no Estádio Nilton Santos. O Alvinegro atuou por mais de 70 minutos com um jogador a menos, mas a resiliência e o gol de Igor Jesus no primeiro tempo levaram o Glorioso ao mata-mata.
Assim como na temporada passada, o Botafogo avança na segunda colocação do Grupo A. O Estudiantes se classificou na liderança, após bater o Carabobo, enquanto a Universidad de Chile disputará a Sul-Americana.
A raça prevalece sobre a adversidade
O início da partida foi conturbado para o time de Renato Paiva, com certa desorganização defensiva. As chances começaram a surgir após os 15 minutos, com Cuiabano desperdiçando uma boa oportunidade. No entanto, o “jeito Botafogo” de complicar as coisas apareceu aos 23 minutos, quando Jair foi expulso após uma entrada dura em Aránguiz, após revisão do VAR. Mesmo com um a menos, o Glorioso, que já foi campeão da América em 2024 jogando por 90 minutos com dez homens, não se intimidou.
Aos 37 minutos, a Universidad de Chile se lançou ao ataque, deixando espaço para o contra-ataque do Botafogo. Em uma jogada rápida, Artur acionou Savarino pela direita. O venezuelano, recém-retornado de lesão, cruzou na medida para Igor Jesus, que subiu mais alto que a zaga e cabeceou para o fundo da meta de Castellón, abrindo o placar.
No segundo tempo, o Botafogo chegou a ter um gol de Artur anulado por toque no braço de Igor Jesus no início do lance. A partida ganhou em nervosismo, com os chilenos pressionando em busca do empate. A Universidad de Chile teve boas oportunidades, acertando a trave com Leandro Fernández e levando perigo com Guerrero e Di Yorio, mas não conseguiu furar a defesa alvinegra.
Igor Jesus foi um dos grandes destaques do Botafogo na partida, segurando bem a bola no pivô e até “cavando” três escanteios consecutivos no final. Com muita garra, o Botafogo defendeu o placar de 1 a 0 em casa e confirmou sua vaga na próxima fase da Libertadores.